Tiago 2 : 14 – 17 – De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
A ingratidão das pessoas é um comportamento que nos deixa muito cansados, desanimados, frustrados e até fugimos delas quando nos pedem alguma coisa. Não temos nem mais vontade de fazer o bem diante de tanta falta de reconhecimento. O que podemos fazer neste caso?
O cansaço faz parte da nossa vida. Todos nós ficamos cansados por diversos motivos. Às vezes, por não termos foco, ficamos correndo de um lado para o outro ou, então, trabalhamos demais e dormimos muito tarde, mas quase sempre o cansaço vem pelos problemas que enfrentamos no dia a dia. Isso é normal e a Bíblia diz que até os jovens se cansam e se fatigam – Isaías 40:30. Porém, o versículo 31 diz: Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
Muitas vezes eu também já me cansei e não sabia como recomeçar, mas então eu me lembrava desta passagem Bíblica e orava. Em seguida, eu buscava descansar em Deus, crendo que Ele renovaria as minhas forças. Hoje estou de pé, não porque sou forte, mas a graça de Deus me sustenta! A única coisa que a Bíblia nos orienta é não nos cansarmos de fazer o bem. Será que isso é possível? Veja: E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos – Gálatas 6:9.
Devemos colocar nossas expectativas totalmente em Deus, e não nas pessoas. Façamos para o Senhor e não para os homens.
Há algumas coisas que devemos fazer sempre, ainda que estejamos cansados, e fazer o bem é uma delas! Além disso, Paulo disse que existe uma lista de coisas boas que devemos realizar sempre, chamadas Fruto do Espírito: “O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei” – Gálatas 5:22-23.
Deus espera que a gente nunca se canse de praticar estes frutos, por mais que algo queira nos desanimar. Podemos, por exemplo, ficar decepcionados com a ingratidão das pessoas, mas nunca podemos deixar de ser bondosos e misericordiosos com elas. É isso que Paulo nos aconselha a fazer, e o maior exemplo que temos é Jesus! – “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo” – Efésios 4:31.
Mesmo exausto, cheio de dores e pregado numa cruz, Jesus encontrou forças para perdoar aqueles que O causaram tanto sofrimento. Veja: “Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda. Jesus disse: ‘Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo…” – Lucas 23:33-34.
Você pode estar se perguntando agora: “E o que eu ganho fazendo isso?” E eu te digo a resposta: Você será recompensado pelo próprio Deus!
“Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será em vão” – 1 Coríntios 15:58.
Não pense que tudo de bom ou ruim que se faz aqui na Terra não está sendo visto por Deus. A Bíblia diz que: “o que o homem semear, isso também colherá” – Gálatas 6:7. Ou seja, o nosso esforço em fazer o que agrada ao Senhor, nos fará ter uma boa colheita!
Mas o contrário também é verdadeiro: “Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé” – Gálatas 6: 8, 10. Dessa forma, meu irmão, se você está cansado de fazer o bem, encontre novas forças em Deus e siga firme naquilo que Ele colocou no seu coração. Deus não quer que você deixe de praticar o bem, pois é isso que tornará a sua fé sempre viva!
Gratidão e Oração!
Senhor, agradecemos-lhe por mais um dia de vida, por esta reflexão, orientação e entendimento da Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável aos nossos corações. Clamamos a Ti, oh Pai Glorioso, abençoa-nos dando-nos discernimento sobre todas as coisas, capacitando-nos, cada dia mais, a proclamarmos os Teus ensinamentos para toda criatura:
Marcos 16:15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura
Enche-nos da Tua Presença, Espírito Santo obrigado por habitar em nossos corações. Que o nome Santo e Poderoso de JESUS CRISTO seja glorificado através da nossa vida e não do nosso nome, nossa fama, nosso ministério, reconhecendo que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dada.
Toda honra, glória, poder, domínio e majestade pertencem a Ti, SENHOR. Somos apenas instrumentos nas Tuas mãos. Por isso, oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Louvado e engrandecido seja o nome Santo e Poderoso do nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador!
Aleluia e Amém!
[ Compartilhe ] [ Pedidos de Oração ] [ Doações ]
Graça e Paz de Jesus Cristo!
Deus te Abençoe!