Salmos 100: 1 a 5 – Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.
Júbilo é um estado de imensa alegria, felicidade transbordante. Não se trata de uma animação contida, entrar em júbilo é alegrar-se de uma maneira que não dá para esconder.
O júbilo é fruto de algo positivo, sendo impossível uma pessoa entrar em júbilo com sentimento de vingança. O júbilo faz parte do Reino de Deus [Romanos 14:17 – Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;]. Reconhecer o que Deus tem feito em nossas vidas gera um coração grato e jubiloso [Salmos 126:2 e 3 – Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: “O Senhor fez coisas grandiosas por este povo“. Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.].
Na Bíblia encontramos muitos momentos de intensa alegria e júbilo. Quando o povo hebreu atravessou o Mar Vermelho, Moisés entoou um cântico de júbilo ao Senhor e Miriã dançou de alegria [Êxodo 15:20 – Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando.].
Ao trazer a arca da aliança para Jerusalém Davi entrou em júbilo, dançando com todas as suas forças. E a arca do Senhor foi carregada ao som de gritos de alegria e de trombetas [2 Samuel 6:14 e 15 – Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor,15enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas.]. Além desta passagem, o rei Davi escreveu muitos Salmos de júbilo, como: Salmos 100, Salmos 66, Salmos 68 e Salmos 98.
Quando temos plena consciência da salvação em Cristo Jesus, entramos em júbilo, pois quando constatamos o amor de Deus é impossível não sentir imensa alegria. Esta alegria é resultado do Espírito Santo em nossas vidas e faz parte do fruto do Espírito [Gálatas 5:22 e 23 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.].
Deus é a razão do nosso júbilo. Em [Neemias 8:10 – E Neemias acrescentou: “Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá”] diz que a alegria do Senhor fortalece. A alegria é uma poderosa arma dada por Deus contra as adversidades e a tristeza. Quando procuramos nos aproximar mais de Deus através da comunhão na igreja e na leitura da Palavra, fortalecemos a nossa fé e o nosso progresso em Deus resulta em alegria e esperança [Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.].
A alegria do mundo é passageira e tem pouca duração, o que gera mais vazio e tristeza. Já a alegria fundamentada em Jesus é permanente, duradoura e resistente às dificuldades [Mateus 7:25 – Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.].
Alegrar-se em Deus é alimentar-se do fruto do Espírito, é ser grato e reconhecer os seus feitos em nossas vidas. Isso nos dá força e ajuda a permanecermos firmes na rocha que é Jesus.
Amém!
Visite o site de JESUS e acesse todo o Seu conteúdo em www.marcoke.com.br – [link clicável na BIO]
Gratidão e Oração!
Oro, em nome de JESUS, por todos vós que sois humildes de coração para que receba este alimento sagrado, obra viva da Palavra de Deus, arrependa-se de seus pecados e aceite Jesus como seu único Salvador, e clamo pela proteção de todos nós, filhos amados que somos do nosso Senhor Deus Pai Todo-Poderoso.
Senhor, agradecemos-lhe por mais um dia de vida, por esta reflexão, orientação e entendimento da Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável aos nossos corações. Clamamos a Ti, oh Pai Glorioso, abençoa-nos dando-nos discernimento sobre todas as coisas, capacitando-nos, cada dia mais, a proclamarmos os Teus ensinamentos para toda criatura:
Marcos 16:15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura
Enche-nos da Tua Presença, Espírito Santo obrigado por habitar em nossos corações. Que o nome Santo e Poderoso de JESUS CRISTO seja glorificado através da nossa vida e não do nosso nome, nossa fama, nosso ministério, reconhecendo que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dada.
Toda honra, glória, poder, domínio e majestade pertencem a Ti, SENHOR. Somos apenas instrumentos nas Tuas mãos. Por isso, oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Louvado e engrandecido seja o nome Santo e Poderoso do nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador!
Aleluia e Amém!
[ Compartilhe ] [ Pedidos de Oração ] [ Doações ]
Graça e Paz de Jesus Cristo!
Deus te Abençoe!