NÃO SE PRECIPITE NO PAPEL DE UM PROFESSOR DA BÍBLIA

TIAGO 1: 19 – Isso vocês sabem, meus amados irmãos. Mas todos devem ser rápidos para ouvir, vagarosos para falar e vagarosos para a raiva; Falemos devagar. “Que todos sejam … lentos para falar”. É relatado que quando o reformador escocês JOHN KNOX [foi um ministro, teólogo e escritor escocês que liderou a reforma protestante na Escócia. Ele foi o reformador da Igreja da Escócia, e o fundador do Presbiterianismowikipedia.org] foi chamado para pregar, ele derramou muitas lágrimas e retirou-se para a privacidade de seu quarto. Ele ficou pesaroso e muito perturbado com a perspectiva de tamanha responsabilidade. Somente a graça irresistível do próprio Espírito Santo capacitou JOHN KNOX a cumprir seu chamado. JOHN KNOX entendeu a importância de ser lento para falar. Ele sabia que Deus responsabiliza os professores da Palavra pelo que eles dizem, e dispensará um julgamento mais estrito a eles se violarem seu ministério.

TIAGO 3: 1, 2 – Que muitos de vocês não se tornem professores, meus irmãos, sabendo que, como tais, incorreremos em um julgamento mais severo. Pois todos nós tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no que diz, é um homem perfeito, capaz de refrear todo o corpo também.

Em certo sentido, Deus responsabiliza todos pelo que dizem. Você deve “deixar nenhuma palavra prejudicial sair de sua boca, mas apenas uma palavra que seja boa para a edificação de acordo com a necessidade do momento, para que possa dar graça àqueles que a ouvem”.

EFÉSIOS 4: 29 – Que nenhuma palavra torpe proceder a partir de sua boca, mas apenas como uma palavra que for boa para edificação de acordo com a necessidade do momento, para que ele dará graça aos que a ouvem.

Mas ser lento para falar não se refere a vocabulário ou opiniões. Refere-se a ensinar a Palavra. Você deve aproveitar todas as oportunidades para ouvir a Palavra de Deus, mas relutância em assumir o papel de professor. Por quê? Porque a língua revela os pecados sutis do coração e facilmente ofende os outros.

TIAGO 2: 2 – Pois, se entrar na vossa assembleia um homem com anel de ouro e vestido com roupas finas, e entrar também um homem pobre com vestido sujo.

Isso significa que você nunca deve ensinar a Bíblia? Não, porque Deus ordena que cada crente “faça discípulos … ensinando-os a observar tudo” que Jesus ensinou.

MATEUS 28: 19, 20 – “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que eu te ordenei; e eis que estou com você sempre, até o fim dos tempos.”

E o Espírito dá muitos crentes para serem pregadores e professores da Palavra. Paulo disse: “Estou sob compulsão; ai de mim se não pregar o evangelho“.

1 CORÍNTIOS 9: 16 – Pois, se eu prego o evangelho, não tenho de que me orgulhar, porque estou sob compulsão; pois ai de mim se não pregar o evangelho.

Você deve aproveitar todas as oportunidades para compartilhar o evangelho com outras pessoas e, se Deus o chamou e lhe deu o dom para ensinar a Palavra, seja fiel em fazê-lo. Mas lembre-se de que essas são responsabilidades sérias e sagradas. Certifique-se de que seus motivos sejam puros e que seu ensino seja preciso. Se alguém está ofendido, que seja pelo poder convincente da Palavra, não por algo que você disse em um momento de descuido. Peça ao Senhor para ensiná-lo a guardar sua língua e falar apenas o que é edificante para os outros.

Provérbios 10: 19 – Quando há muitas palavras, a transgressão é inevitável, Mas o que restringe os lábios é sábio.

Provérbios 13: 3 – Quem guarda a sua boca preserva a sua vida; Aquele que abre bem os lábios vai à ruína.

Provérbios 17: 28 – Até o tolo, quando se cala, é considerado sábio; Quando ele fecha os lábios, é considerado prudente.

Provérbios 29: 20 – Vês um homem precipitado nas suas palavras? Há mais esperança para um tolo do que para ele.

Gratidão Deus!

Oremos!

Senhor, agradecemos-lhe por mais um estudo, orientação e entendimento da Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável aos nossos corações. Clamamos a Ti, oh Pai Glorioso, abençoa-nos dando-nos discernimento sobre todas as coisas, capacitando-nos, cada dia mais, a proclamarmos os Teus ensinamentos para toda criatura:

Marcos 16:15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura

Enche-nos da Tua Presença, Espírito Santo obrigado por habitar em nossos corações. Que o nome Santo e Poderoso de JESUS CRISTO seja glorificado através da nossa vida e não do nosso nome, nossa fama, nosso ministério, reconhecendo que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dada.

Toda honra, glória, poder, domínio e majestade pertencem a Ti, Senhor Jesus. Somos apenas instrumentos nas Tuas mãos. Por isso, oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Louvado e engrandecido seja o nome Santo e Poderoso do nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador!

Aleluia e Amém!

[ Compartilhe ] [ Pedidos de Oração ] [ Doações ]

Graça e Paz de Jesus Cristo.

Deus te Abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!