O Batismo com Fogo

O batismo com fogo significa obra purificadora de Jesus, que salva quem se arrepende. A expressão “batismo com fogo” aparece apenas duas vezes na Bíblia. O batismo com fogo vem de Jesus. Durante seu ministério, João Batista avisava que iria chegar alguém maior do que ele. João batizava com água, mas, Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo (Mateus 3:11 – Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo; Lucas 3:16 – João respondeu a todos: Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo). Ambos os batismos estão ligados à obra de Jesus.

Na Bíblia, o Espírito Santo às vezes é representado por fogo. No dia de Pentecostes, quando os discípulos receberam o Espírito Santo, algo que parecia línguas de fogo pousou sobre a cabeça de cada um (Atos dos Apóstolos 2:2-4 > 2 De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. 3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava). A Bíblia também fala sobre não apagar o Espírito, como se apaga um fogo. No Antigo Testamento, a glória da presença de Deus normalmente se manifestava com fogo.

Por outro lado, o fogo na Bíblia também está associado ao julgamento divino. O castigo dos ímpios muitas vezes é representado por um lago de fogo ardente. Depois de falar sobre o batismo com o Espírito Santo e com fogo, João Batista avisou que quem não se arrependesse seria como palha queimada no fogo (Lucas 3:17 – Ele traz a pá em sua mão, a fim de limpar sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga).

O que o fogo representa?

Poder – o fogo é forte e emite luz e calor; por isso muitas vezes representa o grande poder de Deus, que deve ser respeitado (Hebreus 12:28-29 > 28 Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, 29 pois o nosso Deus é fogo consumidor!)

Destruição – o fogo queima e pode causar muita devastação; da mesma forma, o julgamento divino é devastador (Isaías 66:15-16 > 15 Vejam! O Senhor vem num fogo, e os seus carros são como um turbilhão! Transformará em fúria a sua ira e em labaredas de fogo, a sua repreensão. 16 Pois com fogo e com a espada o Senhor executará julgamento sobre todos os homens, e muitos serão os mortos pela mão do Senhor).

Purificação – o fogo era usado para refinar metais, queimando todas as impurezas e deixando apenas metal puro; o fogo de Deus purifica dos pecados (1 Coríntios 3:13-15 > 13 sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. 14 Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. 15 Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo). O batismo no fogo está associado a Jesus. Ele veio com poder para nos purificar de nossos pecados e um dia voltará para trazer julgamento devastador sobre o mundo. Assim, o batismo no fogo afeta a todos, uns para purificação e outros para destruição. Através do fogo divino, quem ama Jesus será como ouro refinado, mas quem o rejeita será como palha queimada.

Oremos!

Senhor, obrigado por mais um estudo e entendimento da Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável. Clamamos para que continues a nos abençoar dando-nos discernimento sobre todas as coisas, capacitando-nos, cada dia mais, a proclamarmos os Teus ensinamentos para toda criatura (Marcos 16:15). Encha-nos cada dia mais do Espírito Santo. Que o nome de JESUS seja glorificado através da nossa vida e não do nosso nome, nossa fama, nosso ministério, reconhecendo que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dada. Toda honra, glória, poder, domínio e majestade pertencem a Ti, Senhor Jesus. Somos apenas instrumentos nas Tuas mãos. Por isso, oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Louvado e engrandecido seja o nome Santo e Poderoso do nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador!

Aleluia e Amém!

Amado(a) irmão(ã), obrigado pela sua comunhão!

Eu sou o Marcos Rodrigues, Vaso Ungido pelo Espírito Santo, Filho Amado de Deus e Evangelizador dos Ensinamentos de Jesus Cristo.

Compartilhe este Devocional com seus contatos, amigos e familiares. Vamos juntos alcançar mais almas para Jesus!

Faça seu Pedido de Oração. Preencha o formulário com seu nome e de seus entes queridos. Eu quero orar por você e sua família.

Aproveite e conheça nossa categoria de produtos Gospel Blessing com cursos, e-books, treinamentos, orientações bíblicas e muito mais … para sua edificação espiritual.

Graça e Paz de Jesus Cristo.

Deus te Abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!