O FRUTO DO ESPÍRITO

Gálatas 5:22-23 <> (22) Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, (23) mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Esses são os resultados de uma vida guiada pelo Espírito Santo. Quando alguém aceita Jesus como o seu salvador, o Espírito Santo passa a habitar dentro da pessoa. Isso transforma a sua vida. O fruto do Espírito é o resultado da ação do Espírito Santo na vida do crente.

Note que no texto de Gálatas 5:22-23, o apóstolo Paulo usa a palavra fruto, no singular. Um primeiro pensamento é que o resultado do fruto do Espírito são virtudes, qualidades. Estas virtudes devem ser vividas na vida de um crente, assim o fruto é completo e há unidade!

Vamos imaginar um cacho de uvas em que esse cacho é o fruto do Espírito e as uvas são as virtudes. Se, por acaso, alguma dessas uvas fica podre, vai contaminar todo o cacho. Então, parece que Paulo não enfatizou apenas o quão importante as virtudes são, mas, principalmente estarem em unidade e sendo vividas pelo crente, assim rejeitando as obras da carne.

Podemos dizer que o fruto do Espírito na vida do crente, basicamente, é rejeitar a vida pecaminosa e é o resultado da presença do Espírito Santo na vida dele. Fruto do Espírito na vida do crente é vida com Jesus, na qual obedecemos ao Senhor e, resulta no andar no Espírito (Gálatas 5:16-26 <> (16) Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. (17) Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. (18) Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei. (19) Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; (20) idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções (21) e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. (22) Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, (23) mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (24) Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. (25) Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. (26) Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros).

Quando entregamos a nossa vida ao Senhor, nesse momento o Espírito Santo passa a habitar em nós (1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?) e só por meio Dele que o fruto é gerado em nós (João 16:13-14 <> (13) Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e anunciará a vocês o que está por vir. (14) Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês).

Quando esse fruto é gerado, permanece por toda a vida (Gálatas 6:8 – Quem semeia para a sua carne da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna).

Portanto, uma das tarefas do Espírito Santo quando começa a habitar na vida de um crente, é começar a transformar a pessoa e, somente o Espírito Santo que pode nos ajudar a vencer a luta da nossa carne (2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!; Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece).

Temos que entregar a nossa vida a Jesus, “nascer novamente” e, receberemos o Espírito Santo para habitar em nós. Desde que o Espírito Santo habita em nós, Ele começa a agir, nos ajudando na luta contra as obras da carne (adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, ira, heresias, invejas, bebedeiras, glutonarias). Lembrando que, quem pratica tais coisas não herdarão o Reino de Deus (Gálatas 5:19-21 <> (19) Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; (20) idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções (21) e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus). Logo, é uma batalha contra a nossa natureza humana, mas, somente com ajuda do Espírito Santo que vamos conseguir desenvolver as virtudes do fruto do Espírito para vencê-la, portanto, se vivemos em Espírito andemos também em Espírito (Gálatas 5:24-25 <> (24) Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. (25) Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito).

Gratidão e Oração!

Senhor, agradecemos-lhe por mais um dia de vida, por esta reflexão, orientação e entendimento da Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável aos nossos corações. Clamamos a Ti, oh Pai Glorioso, abençoa-nos dando-nos discernimento sobre todas as coisas, capacitando-nos, cada dia mais, a proclamarmos os Teus ensinamentos para toda criatura:

Marcos 16:15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura

Enche-nos da Tua Presença, Espírito Santo obrigado por habitar em nossos corações. Que o nome Santo e Poderoso de JESUS CRISTO seja glorificado através da nossa vida e não do nosso nome, nossa fama, nosso ministério, reconhecendo que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dada.

Toda honra, glória, poder, domínio e majestade pertencem a Ti, SENHOR. Somos apenas instrumentos nas Tuas mãos. Por isso, oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Louvado e engrandecido seja o nome Santo e Poderoso do nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador!

Aleluia e Amém!

[ Compartilhe ] [ Pedidos de Oração ] [ Doações ]

Graça e Paz de Jesus Cristo!

Deus te Abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!