Quando fracos é que somos fortes

2 Coríntios 12:7–10 – “7 Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. 8 Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. 9 Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. 10 Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.

Louvado seja Deus, Amém!

Em 2 Coríntios 12, o Apóstolo Paulo fala sobre suas visões e revelações. Por causa dessas revelações o Senhor Deus pôs um espinho na sua carne, para impedir que o Apóstolo se ensoberbeça. Ele percebe no meio desse processo que a sua fraqueza na carne resulta em força espiritual, ele se sente cada vez mais seguro e estável diante de Deus.

O Apóstolo Paulo refere-se à fraqueza, impotência, algo que o atormenta, mas veja que interessante, ele diz que orou 3 vezes ao Senhor para que afastasse dele aquele espinho na carne, assim como Jesus no Getsêmani também orou a Deus por 3 vezes dizendo Pai afaste de mim este cálice (Mateus 26: 39, 42, 44).

*Jesus no Getsêmani não esconde seu desejo*. Naquele momento Ele gostaria de não ter de passar por isso, e pede ao Pai para não beber o cálice do sofrimento.

O “Cálice” é a representação da sua morte cruel, mas redentora, que se aproximava. As ânsias e as agonias provocadas pelas visões da tortura, da crueldade, da zombaria, da vergonha, da injustiça humana, da dor, estavam atormentando sua alma.

“Nos escritos sagrados, o cálice é usado para indicar tristeza, angústia, terror ou alguma provação especial. Na antiga cidade de Atenas, o cálice de veneno era um dos meios de execução de criminosos, e o grande Sócrates foi morto dessa maneira, embora fosse inocente das acusações assacadas contra ele. É possível que a ideia do “passar do cálice” seja uma alusão à permissão, por algum juiz de que um criminoso não tivesse de sorver o cálice, sendo passado para outro (quando diversos condenados estivessem enfileirados para serem executados), e assim aquele criminoso seria poupado.

*Portanto, não há pecado algum em dizer a Deus como você se sente, desde que não haja arrogância. Somos humanos. Limitados. Frágeis. A atitude de Jesus no Getsêmani nos ensina a ser transparentes com Deus. Converse com Deus no secreto, fale abertamente sobre todos os espinhos que estão lhe atormentando em sua carne*

Irmãos, às vezes chegam certos momentos da nossa vida em que não queremos esbarrar na nossa limitação, incapacidade, insegurança, queremos evitar a dor, o sofrimento, não queremos passar pelo vale, porém, indiscutivelmente, é necessário experimentarmos tais situações para o nosso próprio amadurecimento espiritual. Deus cuida de nós, Ele nos lapida de maneira sobrenatural, nos mostra como é bom, perfeito e agradável depender exclusivamente d’Ele. Ele é FIEL!

*Porque o ouro é purificado pelo fogo e tudo aquilo que existe de impuro em toda sua nobreza é deixado de lado*

Deus estará sempre cuidando de cada um de nós, Ele conhece nosso endereço, nosso coração, sabe exatamente o que estamos sentindo e necessitando, e Ele vem para nos fortalecer, reanimar, nos dizer que a Graça dEle nos basta, que é o suficiente para que não desistamos.

Oremos!

Querido Deus, Pai de infinita bondade e misericórdia, colocamos diante de Ti nossas vidas, o Senhor conhece e sonda nossos corações, nossas lutas, limitações, dúvidas, indagações, por isso te pedimos Senhor, em nome de Jesus, nos ampare com o Teu consolo, faça-nos experimentar da Tua Graça, bondade e misericórdia, renova nossa Fé, a esperança e alegria, queremos sentir a Tua presença, nos ajude a passar pelo vale, a vencer os desafios, a enfermidade, o problema nos relacionamentos, a crise financeira, queremos testemunhar o Teu milagre em nossa vidas e famílias, para honra e glória do Teu Poderoso Santo Nome. Senhor, obrigado por mais um estudo e entendimento da Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável. Clamamos para que continues a nos abençoar dando-nos discernimento sobre todas as coisas, capacitando-nos, cada dia mais, a proclamarmos os Teus ensinamentos para toda criatura (Marcos 16:15). Encha-nos cada dia mais do Espírito Santo. Que o nome de JESUS seja glorificado através da nossa vida e não do nosso nome, nossa fama, nosso ministério, reconhecendo que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dada. Toda honra, glória, poder, domínio e majestade pertencem a Ti, Senhor Jesus. Somos apenas instrumentos nas Tuas mãos. Por isso, oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Louvado e engrandecido seja o nome Santo e Poderoso do nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador!

Aleluia e Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!