UMA VIDA DE RIQUEZAS MATERIAIS

Neste devocional abordo um tema pela qual muitas pessoas tem questionado sobre a riqueza material de seus semelhantes, a vida em abundância de algumas lideranças espirituais, PRINCIPALMENTE, se Apóstolos, Pastores, Bispos, Padres, Missionários, Cristãos, enfim, podem ser ricos, milionários, bilionários, … ? Mas, antes de entrar no mérito desse assunto relevante, farei referências de capítulos e versículos bíblicos importantes que embasarão de forma robusta e esclarecedora a resposta simples e objetiva que estará mais adiante.

SALMO 1: 1-6 – Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

MATEUS 7: 1-2, 21-23 – Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Iniquidade – substantivo feminino [1. caráter daquilo ou daquele que é iníquo, que é contrário à equidade.”a i. de uma lei”; 2. ação ou coisa contrária à moral e à religião]

GÁLATAS 1: 8-9 – Ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

Anátema – substantivo masculino [Pena ou tipo de maldição que se efetiva com a expulsão de uma pessoa do convívio religioso ou da própria igreja; excomunhão]

MATEUS 5: 14, 16 – Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Amados irmãos, em dias de incredulidade e falta do conhecimento de Deus, há uma necessidade mais do que urgente de proclamarmos as virtudes d’Aquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz. Amém!

Portanto, a resposta para a dúvida de muitas pessoas é um claro e sonoro “SIM”, Apóstolos, Pastores, Bispos, Padres, Missionários, Cristãos, podem ser ricos material e financeiramente. Importante frisar – SALMO 1: 6 – Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

Lembremos que uvas não podem ser colhidas dos espinheiros, nem os figos dos abrolhos. Toda árvore má, produz frutos maus, e os falsos profetas serão conhecidos pelos frutos que produzem.

Deus se preocupa principalmente com o coração da pessoa. Ser rico não é errado. É errado tratar pessoas de forma diferente na igreja, ou fora dela, de acordo com sua riqueza. Muitas pessoas tementes a Deus na Bíblia eram ricas, como por exemplo, Abraão, Isaque, Jacó, José, Jó, Salomão (…). Para essas pessoas a riqueza era uma grande bênção – eles podiam sustentar suas famílias e não passavam necessidade e tinham uma grande responsabilidade – precisavam gerir os bens de forma sensata, sem cair no excesso nem na avareza:

ECLESIASTES 5: 19 – E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.

Mas a Bíblia também avisa que as riquezas podem ser uma grande tentação. O amor ao dinheiro causa muitos problemas e pode levar ao pecado: ganância, avareza, orgulho, desonestidade. A riqueza não resolve todos os problemas:

1 TIMÓTEO 6: 9-10 – Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.

Deus pode abençoar pessoas de muitas formas sem lhes dar riquezas. A bênção de Deus não se mede em reais ou qualquer outro tipo de moeda. Os pobres são muito importantes para Deus:

LUCAS 6: 20 – Olhando para os seus discípulos, ele disse: Bem-aventurados vocês os pobres, pois a vocês pertence o Reino de Deus.

Porém, é claro que Deus não quer nos deixar na miséria, lutando para sobreviver. Deus se preocupa com nossas necessidades básicas. Aliás, passar necessidade não é sinal de falta de bênção. O apóstolo Paulo passou muita necessidade durante seu ministério, mas foi abençoado:

2 CORÍNTIOS 12: 10 – Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte.

O cristão precisa ter as prioridades corretas. Deus deve ser sempre a primeira prioridade em sua vida. O dinheiro é útil e importante para sobreviver, mas é Deus que nos dá a vida e cuida de nós. Ricos e pobres, todos dependem de Deus:

MATEUS 6: 31-33 – Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’, Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.

PROVÉRBIOS 22:2 – O rico e o pobre têm isto em comum: o Senhor é o Criador de ambos.

A Bíblia ensina a viver contente em qualquer situação. A felicidade depende de Deus, não do dinheiro. O cristão pode trabalhar para melhorar sua situação, mas deve sempre pedir a orientação de Deus sobre como aplicar seu dinheiro:

FILIPENSES 4: 12-13 – Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.

A Bíblia diz que o cristão rico deve evitar o pecado e o orgulho e ser generoso, ajudando quem precisa. O cristão pobre deve evitar a inveja e aprender a confiar em Deus para aquilo que precisa. Todos devem evitar o ganho desonesto. Ninguém deve ser tratado de forma diferente por ser rico ou pobre:

1 TIMÓTEO 6: 17-19 – Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir. Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.

Não nos deixemos dominar pelo desejo ao dinheiro. Devemos sempre pôr Deus em primeiro lugar, que o resto será acrescentado de forma abundante e próspera. Glórias a Deus!

Amém!

Visite o site de JESUS e acesse todo o Seu conteúdo em www.marcoke.com.br – [link clicável na BIO]

Gratidão e Oração!

Pai, eu Te peço que abençoes meus familiares, amigos e todos os meus irmãos e irmãs desse grupo que estiverem lendo esta mensagem um pouco longa, mas, em nome de Jesus, eu creio que será edificante espiritualmente à todos, Pai amado. Faze-lhes uma nova revelação do Teu amor e poder. Espírito Santo, peço-Te que ministres no coração de cada irmão, amigo e familiar neste momento. Onde houver dor, conceda-lhes Tua paz e misericórdia. Onde houver dúvida, renova-lhes a confiança na Tua capacidade de operar através deles. Onde houver cansaço ou exaustão, peço-Te que lhes dês compreensão, paciência e força enquanto aprendem a se submeter à Tua direção. Onde houver estagnação espiritual, peço-Te que os renoves, revelando Tua proximidade e atraindo-os para uma maior intimidade com o Senhor. Onde houver medo, revela Teu amor e incute-lhes Tua coragem. Onde houver o obstáculo de algum pecado, revela-o e quebra o poder que estiver exercendo sobre a vida deles. Abençoa suas finanças, concede-lhes maior visão, levanta líderes e amigos para lhes dar apoio e encoraja-os. Dá a cada um discernimento para reconhecerem as forças negativas que os rodeiam e revela-lhes o poder que têm no Senhor para derrotá-las. Peço-Te que faças todas essas coisas em nome de Jesus.

Oro, em nome de JESUS, por todos vós que sois humildes de coração para que receba este alimento sagrado, obra viva da Palavra de Deus, arrependa-se de seus pecados e aceite Jesus como seu único Salvador, e clamo pela proteção de todos nós, filhos amados que somos do nosso Senhor Deus Pai Todo-Poderoso.

Senhor, agradecemos-lhe por mais um dia de vida, por esta reflexão, orientação e entendimento da Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável aos nossos corações. Clamamos a Ti, oh Pai Glorioso, abençoa-nos dando-nos discernimento sobre todas as coisas, capacitando-nos, cada dia mais, a proclamarmos os Teus ensinamentos para toda criatura:

Marcos 16:15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura

Enche-nos da Tua Presença, Espírito Santo obrigado por habitar em nossos corações. Que o nome Santo e Poderoso de JESUS CRISTO seja glorificado através da nossa vida e não do nosso nome, nossa fama, nosso ministério, reconhecendo que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dada.

Toda honra, glória, poder, domínio e majestade pertencem a Ti, SENHOR. Somos apenas instrumentos nas Tuas mãos. Por isso, oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Louvado e engrandecido seja o nome Santo e Poderoso do nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador!

Aleluia e Amém!

[ Compartilhe ] [ Pedidos de Oração ] [ Doações ]

Graça e Paz de Jesus Cristo!

Deus te Abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!