Para Jesus não é qualquer oração que leva ao encontro do Reino à experiência de Deus. Jesus critica duramente formas deturpadas de oração: • A oração como autocontemplação (Lucas 18:11 – O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano);
• A oração exibicionista, sem humildade (Mateus 6:5-6 :+: (5) E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. (6) Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente);
• A falação mecânica e superficial sem o compromisso pessoal (Mateus 6:7 – E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos);
• A oração separada da ação (Mateus 7:21 – Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus);
• A oração comercializada e opressora, carente de gratuidade/graça (Mateus 23:14 – Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo);
• A oração sem compromisso com a Palavra (Provérbios 28:9 – O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável)
Ore, ore, ore…
“Ore, amado(a) irmão(ã), ore! Ore a despeito das oposições de Satanás. Passe horas em oração. Prefira negligenciar a companhia dos amigos do que deixar de orar. Prefira jejuar, abster-se do desjejum, do almoço, do jantar, e não dormir, do que deixar de orar. E não adianta ficarmos conversando sobre oração; temos que orar muito e com fervor. A vinda do Senhor está próxima! E ele virá despercebidamente, quando as virgens estiverem dormindo” – Andrew Bonar (Andrew Alexander Bonar foi ministro da Igreja Livre da Escócia, contemporâneo e conhecido de Robert Murray M’cheyne e irmão mais novo de Horatius Bonar – Wikipedia)
“Ações Divinas que acontecem pelo clamor”
Jeremias 33:3 – Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei, coisas grandes e firmes que não sabes.
1. Creia que o teu clamor será ouvido
• Os ouvidos divinos estão atentos – Salmos 34:15 – Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.
• Os ouvidos divinos estão abertos – Isaías 59:1 – Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
• Os ouvidos divinos estão receptivos – 2 Samuel 22:7 – Estando em angústia, invoquei ao SENHOR, e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos.
2. Creia que o teu clamor terá resposta
• Ele conhece a nossa necessidade – Salmos 107:19 – Então clamaram ao SENHOR na sua angústia, e ele os livrou das suas dificuldades.
• Ele conhece o nosso sofrimento – Jó 36:15 – Ao aflito livra da sua aflição, e na opressão se revela aos seus ouvidos.
• Ele conhece a nossa dificuldade – Salmos 118:5 – Invoquei o SENHOR na angústia; o SENHOR me ouviu, e me tirou para um lugar largo.
3. Creia que o teu clamor será atendido
• O Senhor garante operar prodígios – Lucas 5:26 – E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos prodígios.
• O Senhor garante trazer restituição – Zacarias 9:12 – Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que vos restaurarei em dobro. • O Senhor garante remover cativeiro – Deuteronômio 30:3 – Então o SENHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus.
Aleluia!
Gratidão e Oração!
Senhor, agradecemos-lhe por mais um dia de vida, por esta reflexão, orientação e entendimento da Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável aos nossos corações. Clamamos a Ti, oh Pai Glorioso, abençoa-nos dando-nos discernimento sobre todas as coisas, capacitando-nos, cada dia mais, a proclamarmos os Teus ensinamentos para toda criatura:
Marcos 16:15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura
Enche-nos da Tua Presença, Espírito Santo obrigado por habitar em nossos corações. Que o nome Santo e Poderoso de JESUS CRISTO seja glorificado através da nossa vida e não do nosso nome, nossa fama, nosso ministério, reconhecendo que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dada.
Toda honra, glória, poder, domínio e majestade pertencem a Ti, SENHOR. Somos apenas instrumentos nas Tuas mãos. Por isso, oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Louvado e engrandecido seja o nome Santo e Poderoso do nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador!
Aleluia e Amém!
[ Compartilhe ] [ Pedidos de Oração ] [ Doações ]
Graça e Paz de Jesus Cristo!
Deus te Abençoe!