MALDITO O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM

A passagem “maldito o homem que confia no homem” é um aviso sobre o perigo de colocar pessoas no lugar de Deus. Podemos confiar nas pessoas, mas precisamos lembrar que todos nós somos falhos. Somente Deus nunca falha.

Jeremias 17: 5 e 6Assim diz o Senhor: Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém.

Esta passagem nos ensina que não é bom buscar força apenas nas pessoas, achando que isso é suficiente. Sem Deus, nenhuma ajuda humana nos vale. Não podemos substituir Deus por pessoas. Rejeitar a Deus para pôr nossa confiança toda no homem é estúpido e resulta em maldição. Por outro lado, a pessoa que confia em Deus é abençoada:

Jeremias 17: 7 e 8Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto.

Somente Deus nos garante a segurança que precisamos. Na hora da necessidade, outras pessoas podem falhar, mas, Deus nunca nos abandona. Por isso, Deus deve ser o centro de nossas vidas e devemos pôr toda nossa confiança nele.

A Bíblia diz que não devemos ter a mesma confiança no homem que temos em Deus. Podemos (e precisamos) confiar em pessoas ao longo da vida. Mas não devemos elevar as pessoas à posição de Deus. Devemos dar às pessoas a confiança que merecem. Deus merece toda nossa confiança, em todo tempo, porque Ele nunca falha.

Salmos 20: 7 e 8Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.

Mas não podemos ter essa confiança total no homem. Se nós cometemos erros, todas as outras pessoas no mundo cometem erros! Achar que alguém é infalível é retirar seu direito de estar errado. Essa confiança é injusta para nós e para a pessoa em quem colocamos nossa confiança.

Apesar disso, não podemos viver sempre desconfiados de toda a gente. Isso não é saudável nem correto. A confiança é uma das bases essenciais para qualquer bom relacionamento entre pessoas. Muitas vezes Deus usa as pessoas em nossas vidas para nos ensinar, corrigir, orientar e encorajar. Na medida correta, a confiança é muito boa!

A Parábola do Rico Insensato é uma parábola contada por Jesus no Novo Testamento. Encontrada em Lucas 12: 13-21, a parábola reflete a loucura de ligar demasiada importância à riqueza. A Bíblia fala deste afortunado fazendeiro, que confiando nos seus bens, resolveu descansar e viver despreocupado por muitos anos.

Lucas 12: 13-21E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Da mesma forma, o Sr. Carlos era um empresário bem sucedido. Procurando viver honestamente, a sua empresa por ele organizada, floresceu extraordinariamente. Pensando no futuro, dizia: todos os bens têm uma cobertura total de seguro porque desejo dormir sossegadamente. Certo dia, viajando a negócios com sua esposa, ambos faleceram num acidente aéreo. O resultado foi que os filhos, em parte ainda menores, ficaram sem a orientação necessária e a empresa desprovida do seu grande administrador. Em poucos anos tudo se perdeu. Que ilusão total!

Mateus 16: 26Pois, o que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca de sua alma?

Mateus 22: 29Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus.

Hebreus 9: 27Está determinado aos homens morrer uma vez, vindo, depois disto, o juízo.

Reflitamos nisto, antes que:

Eclesiastes 12: 7E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

João 14: 6O Senhor Jesus diz: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Aceitemos o convite de Jesus:

Mateus 11: 28 – Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei.

Romanos 10: 9 e 10A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Se você ainda não tiver certeza do perdão dos seus pecados, invoque o nome do Senhor Jesus e confie no seu sangue derramado por ele na cruz do Calvário! O sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos purifica de todo pecado.

I João 1: 7 e 9Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

ACEITE JESUS FAZENDO ESTA ORAÇÃO

“Senhor Jesus, eu te aceito como meu único e suficiente Senhor e Salvador. Eu te peço para escrever meu nome no livro da vida. Reconheço que sou pecador, necessito do teu perdão, me arrependo dos meus pecados e peço que me perdoe. Reconheço que o Senhor morreu e ressuscitou por mim, e que o Senhor é o único caminho que leva a salvação. A partir desse momento eu vou seguir a Tua palavra. Habita no meu coração e na minha vida, faz morada em mim para sempre. Aleluia e Amém”.

Glorias a Deus!

O Céu está em festa e os Anjos de Deus celebram sua nova vida em Cristo Jesus! Aleluia!

Gratidão Deus!

Oremos!

Senhor, agradecemos-lhe por mais um estudo, orientação e entendimento da Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável aos nossos corações. Clamamos a Ti, oh Pai Glorioso, abençoa-nos dando-nos discernimento sobre todas as coisas, capacitando-nos, cada dia mais, a proclamarmos os Teus ensinamentos para toda criatura:

Marcos 16:15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura

Enche-nos da Tua Presença, Espírito Santo obrigado por habitar em nossos corações. Que o nome Santo e Poderoso de JESUS CRISTO seja glorificado através da nossa vida e não do nosso nome, nossa fama, nosso ministério, reconhecendo que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dada.

Toda honra, glória, poder, domínio e majestade pertencem a Ti, Senhor Jesus. Somos apenas instrumentos nas Tuas mãos. Por isso, oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Louvado e engrandecido seja o nome Santo e Poderoso do nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador!

Aleluia e Amém!

[ Compartilhe ] [ Pedidos de Oração ] [ Doações ]

Graça e Paz de Jesus Cristo.

Deus te Abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!