O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

O batismo no Espírito Santo pode ter dois significados diferentes, dependendo do contexto: a conversão, quando o Espírito Santo entra na vida da pessoa; ou uma experiência poderosa com o Espírito Santo. Essas duas situações podem acontecer ao mesmo tempo ou em momentos distintos. Na conversão – A Bíblia diz que quando uma pessoa se arrepende e aceita Jesus como seu Salvador essa pessoa recebe o Espírito Santo. É o Espírito Santo que nos une a Deus. Nesse primeiro sentido, todos os salvos são batizados no Espírito Santo (1 Coríntios 12:13 – Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito). Alguns resultados de receber o Espírito Santo na conversão são: Certeza da salvação – o Espírito Santo nos convence que somos filhos de Deus e que fomos perdoados (Romanos 8:16 – O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus); Entendimento – através do Espírito Santo, entendemos realidades espirituais e as palavras da Bíblia ganham sentido (1 Coríntios 2:12-13 – Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais); União com a igreja – ficamos unidos pelo Espírito Santo a todas as outras pessoas no mundo que aceitaram Jesus como salvador. Cheio do Espírito Santo – A Bíblia também fala sobre se encher do Espírito Santo. Efésios 5:18 diz que ficar cheio do Espírito Santo é melhor que ficar cheio de vinho! Nesse segundo sentido, o batismo no Espírito Santo é uma experiência especial que o crente pode ter com Deus. Quando uma pessoa fica cheia do Espírito Santo, pode ter vários efeitos: Coragem – o crente perde a timidez, porque está completamente focado em Deus, não nas opiniões de outras pessoas (Atos dos Apóstolos 4:31 – Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus); Capacitação – o Espírito Santo dá novas capacidades ao crente para ajudar no seu crescimento espiritual, na evangelização ou no crescimento da igreja; o crente poderá receber dons espirituais (Atos dos Apóstolos 19:6 – Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar); Revelação – Deus se revela ao ser humano principalmente através da Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus e fala sobre as outras maneiras como Deus se revela ao homem. Na Bíblia Deus revela quem Ele é e o que Ele quer de nós; Dedicação – por causa dessa experiência, o crente pode sentir mais vontade de conhecer a Deus e se dedicar mais ao trabalho de Deus.

Atenção! Nem todos que são batizados no Espírito Santo falam em línguas, ou profetizam, ou fazem milagres. Essas são apenas algumas coisas que podem acontecer. Ser batizado no Espírito Santo também não torna você “mais espiritual” que outros crentes.

Não existe nenhuma fórmula mágica para ser batizado no Espírito Santo. Não podemos forçar Deus (1 Coríntios 12:11 – Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer). Mas podemos procurar essa bênção.

Se você se arrependeu e aceitou Jesus como seu único Salvador, você já tem o Espírito Santo dentro de você. Mas se você quiser ficar cheio do Espírito Santo, conte para Deus. Na Bíblia, algumas pessoas ficaram cheias do Espírito Santo quando os líderes oraram por eles, impondo suas mãos. Outras pessoas simplesmente receberam quando estavam orando. Se você está procurando, mas, ainda não recebeu, não desespere! Isso não significa que você é “menos espiritual” que outros crentes. Deus tem Seu tempo e sabe o que é melhor para você. Ser batizado no Espírito Santo não é a única forma que Deus tem para lhe abençoar a aprofundar seu relacionamento com Ele. Continue buscando mais de Deus com fé e Ele vai lhe abençoar (Salmos 37:4 – Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração).

Gratidão e Oração!

Senhor, agradecemos-lhe por mais um dia de vida, por esta reflexão, orientação e entendimento da Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável aos nossos corações. Clamamos a Ti, oh Pai Glorioso, abençoa-nos dando-nos discernimento sobre todas as coisas, capacitando-nos, cada dia mais, a proclamarmos os Teus ensinamentos para toda criatura:

Marcos 16:15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura

Enche-nos da Tua Presença, Espírito Santo obrigado por habitar em nossos corações. Que o nome Santo e Poderoso de JESUS CRISTO seja glorificado através da nossa vida e não do nosso nome, nossa fama, nosso ministério, reconhecendo que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dada.

Toda honra, glória, poder, domínio e majestade pertencem a Ti, SENHOR. Somos apenas instrumentos nas Tuas mãos. Por isso, oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Louvado e engrandecido seja o nome Santo e Poderoso do nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador!

Aleluia e Amém!

[ Compartilhe ] [ Pedidos de Oração ] [ Doações ]

Graça e Paz de Jesus Cristo!

Deus te Abençoe!

2 respostas para “O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!