SE VOCÊ NÃO QUER ARDER ETERNAMENTE NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE, AFASTE-SE IMEDIATAMENTE DESTE PECADO

Amado(a) irmão(ã), que a Graça e a Paz de Jesus Cristo esteja convosco! Em NOME DE JESUS, receba em vosso coração este estudo Bíblico dado pela direção e ministração poderosa do ESPÍRITO SANTO DE DEUS sobre o PECADO MORTAL DA IDOLATRIA. Preste muita atenção nesta revelação avassaladora e derradeira da Palavra Viva de Deus para que fujamos da idolatria, pois, Ele nos AMA e quer nos LIVRAR dessa maldição que nos AFASTA da vida eterna ao Seu lado!

Oremos! SENHOR DEUS, entramos na Tua presença e clamamos pela Tua misericórdia e perdão pelos nossos pecados e transgressões! Agradecemos pela Tua infinita Graça, Bondade, Fidelidade e AMOR incondicional que preserva e protege nossas vidas, bem como de nossos familiares e amigos. Rogamos-lhe para que nos dê entendimento e discernimento sobre este estudo Bíblico e revelação contida em Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável sobre o que é a IDOLATRIA. Preencha-nos com o poder do Teu glorioso e grandioso AMOR, transborde nossos corações com o bálsamo do Teu óleo abençoado e unção galardoadora sobre nossos espíritos, aquietando nossas almas diante da Tua infinita misericórdia. Pedimos-lhe, PAI, em nome de Jesus, impeça as ações malignas de satanás, adversário que anda ao nosso derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar, aniquilando-o, juntamente com toda sua legião de espíritos demoníacos de mentira, engano, confusão, falso entendimento, contenda e pensamentos preconceituosos, blindando nossas mentes com o capacete protetor da Tua Justiça e Verdade, queimando e fulminando todas as setas envenenadas que, porventura, possam ser lançadas durante a leitura desta ministração poderosa do Espírito Santo, na tentativa de desvirtuar a Tua vontade para nossa vida e edificação espiritual, Papai Amado. Em nome de JESUS é que oramos e te pedimos, para honra e glória do Teu Santo e Eterno Nome, Aleluia e Amém!

I – DEFINIÇÃO E TERMOS RELACIONADOS A IDOLATRIA (Dicionários da Língua Portuguesa)

1. Ídolo: Estátua, figura, ou imagem que representa uma divindade e que é objeto de adoração; Objeto de grande amor, ou de extraordinário respeito; Pessoa ou coisa intensamente admirada, que é objeto de veneração; [Figurado] Demonstrar excesso de amor ou paixão por algo, alguém ou por si mesmo: é um aluno que idolatra o professor; certos jogadores de futebol se idolatram; fã que idolatra determinados artistas, cantores(as) ou pessoas públicas. 2. Idolatria: Adoração de ídolos. Ato de prestar culto divino a criaturas. 3. Idólatra: Que diz respeito à idolatria. Que presta culto ou adoração aos ídolos. 4. Idolatrar: Praticar a idolatria; adorar ídolos. 5. Adorar: Reverenciar, venerar, prestar culto a alguém ou algum objeto (estátuas, amuletos, folhetinhos, etc.), se curvar diante do “ser divino” adorado.

II – DIZ A BÍBLIA QUE OS ÍDOLOS NÃO PODEM SALVAR NINGUÉM, POIS, SÃO APENAS PEDAÇOS DE MADEIRAS, ARTÍFICES EM IMAGENS DE ESCULTURA, E QUEM INVOCA SEU FAVOR SE TORNA SEMELHANTE A ELES E ESTÃO SENDO ENGANADOS:

SALMOS 115: 1 a 8 Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus? Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.

Ou seja, irmão(ã), ÍDOLOS, são aqueles objetos feitos pelas mãos de homens, tem boca, mas não fala, tem olhos mais não vê, tem ouvidos, mas não ouvem, tem nariz, mas não cheiram, tem mãos, mas não apalpam, tem pés, mas não andam, não podem emitir som de sua garganta, e a todas as pessoas que fabricam os ídolos, INCLUSIVE aqueles que os têm e confiam neles, se tornam semelhantes a eles.

ISAÍAS 44: 9 a 20 – Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada veem nem entendem para que sejam envergonhados. Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus companheiros ficarão confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos, e levantem-se; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos. O ferreiro, com a tenaz, trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome e a sua força enfraquece, e não bebe água, e desfalece. O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa. Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer. Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela. Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo. Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam. E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore? Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que já não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?

Veja querido(a) irmão(ã), as imagens de esculturas são nada, elas não tem nenhum préstimo; os que criam as imagens de esculturas são feitas pelos homens e seus seguidores ficaram confundidos; as esculturas são de fabricação dos homens, por isso se tornam impotentes; os homens que se ajoelham diante de uma imagem, esculpida pelo próprio homem, que se curvam diante dela e fazem sua oração pedindo livramento, nada sabem, nem entendem, estão fora de si e não têm conhecimento, pois estão fomentando abominação ao Senhor. Tal homem que se curva diante de uma imagem de escultura está com seu coração iludido, pois, tal escultura não pode salvá-lo, nela não existe esse poder.

ISAÍAS 45: 20 – Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.

Aqui podemos denotar com total clareza que buscar a ajuda dos ídolos é loucura, nada sabem àqueles que buscam ajuda dos ídolos e andam em procissão, fazendo suplica a um deus que não podem salvá-los.

JEREMIAS 10: 1 a 5 – Ouvi a palavra que o SENHOR vos fala a vós, ó casa de Israel. Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis dos sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações. Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem.

Neste Capítulo de Jeremias, Deus nos alerta que os costumes dos homens de buscar ajuda junto aos ídolos é um costume espantoso (abominável), não fazendo diferença alguma se enfeitados com prata ou ouro. Deus diz que tais ídolos são como espantalhos que precisam da ajuda do homem para se mover e não o contrário. Tê-los e adorá-los é um pecado mortal.

III – A IDOLATRIA É PROIBIDA NA BÍBLIA POR DEUS, TANTO NO ANTIGO COMO NO NOVO TESTAMENTO

III.1. – NO ANTIGO TESTAMENTO

1. ÊXODO 20: 1 a 5 – Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

2. LEVÍTICO 19: 4 – Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus.

3. LEVÍTICO 26: 1 – Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.

Irmão(ã), aqui está mais uma prova irrefutável do pecado mortal que é a idolatria e do quão desagradável é ao nosso SENHOR, DEUS PAI TODO PODEROSO. Está mais do que CLARO que DEUS nos adverte e repreende para que não tenhamos outros deuses diante d’Ele, nosso PAI, o único que é digno de todo louvor e eterna adoração. Abramos nossos corações para isso: não devemos fazer e/ou cultuar imagem de escultura, nem figura alguma do que há no céu ou debaixo da terra. Não devemos nos curvar diante delas, nem servi-las; porque Deus, nosso Senhor, é um PAI zeloso.

III.2. – NO NOVO TESTAMENTO

1 CORÍNTIOS 10: 14, 19 a 22 – Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?

2. 1 JOÃO 5: 21 – Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.

Portanto, amado(a) irmão(ã), devemos fugir da idolatria, deste pecado mortal que nos fará arder no lago de fogo e enxofre eternamente. Tudo que é sacrificado aos ídolos não são oferecidos a Deus, mas, aos demônios. Não podemos ser de Deus e dos demônios, ora adorar a Deus e outrora adorar ao Diabo. Quem sacrifica aos ídolos, está lutando contra Deus, negando-O.

IV – O QUE ACONTERÁ COM OS IDÓLATRAS, AQUELES QUE ADORAM OS ÍDOLOS E AS IMAGENS DE ESCULTURA, OS QUE PRESTAM CULTO A ELAS E AS INVOCAM ATRÁS DE SOCORRO?

Vejamos o que diz a Bíblia em várias passagens:

1. 1 CORÍNTIOS 6: 9 e 10 – Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.

Irmão(ã), Deus cita uma lista de práticas desenvolvidas pelos homens, nas quais os impossibilitam de herdar o reino de Deus. Entre essas práticas a IDOLATRIA se faz presente.

Confira, ainda, ROMANOS 1: 24 a 32 – Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

2. EFÉSIOS 5: 5 – Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

Percebamos que a idolatria está relacionada com outras atitudes que impedem a entrada no reino de Deus e de Cristo. Isso deixa claro, também, que aqueles que praticam idolatria bem como se entregam às concupiscências de seus corações, não irão para o reino dos céus.

3. APOCALIPSE 21: 6 a 8 – E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tenha sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Irmão(ã), é dito por Deus que Ele dará de graça da fonte da vida, que o vencedor herdará as coisas que são alistadas nos versículos de 6 e 7; Em contrapartida, no versículo 8, Ele mostra também uma classe de pessoas que não desfrutará das coisas mencionadas nos versículos 6 e 7; Entre elas estão os idolatras, os que terão como herança o lago de fogo e enxofre no lugar do reino de Deus.

4. APOCALIPSE 22: 15 – Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras, e todo aquele que ama e pratica mentira.

Irmão(ã), leia com atenção em sua Bíblia, POIS, em todos os versículos que antecedem o versículo 15, verás que Deus está falando do reino do céu e de suas maravilhas. Mas no versículo 15 Ele cita uma relação de pessoas que ficará fora do céu e não desfrutará das maravilhas desse eterno reino. Entre os grupos citados estão os idólatras, os que adoram, veneram, prestam culto a estatua ou imagem de escultura. Os que fazem oração a ídolos que não podem responder e confiam a sua confiança em objetos criados por homens e não em Deus.

V – CONCLUSÃO

Querido(a) Irmão(ã), você deve SIM tomar uma decisão com quem irá ficar, se com a Palavra Viva, Perfeita e Agradável, insculpida por DEUS na Bíblia, ou com as “tradições pagãs” arraigadas de religiosidades que recebeu dos seus antepassados. Aconselho, sem quaisquer sombras de dúvidas, decidir pela Bíblia, pelo Verbo Vivo, alicerçando vossa crença nos pilares celestiais e não nas “tradições pagãs” humanas pecaminosas.

Irmão(ã), derradeiramente, vejamos o que diz em MARCOS 7: 1 a 16 – E ajuntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém. E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam. Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes; E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas. Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar? E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas. E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei. Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.

Veja irmão(ã), os fariseus invalidavam a Palavra de Deus seguindo a tradição e Jesus condenou isso. Portanto, cabe-nos observar o que diz a Bíblia e obedecê-la, não interessa se a tradição fala diferente da Bíblia, o que importa para nós é o que diz a Bíblia e não a tradição.

Talvez você queira argumentar que não é um(a) idólatra e que não pratica a idolatria, mas, se você tem imagens, esculturas em imagens na sua casa, amuletos, enfim, qualquer artefato produzido pelo homem e que você tem certo apego para “CRER” num determinado “deus”, sugiro que você leia e releia este estudo Bíblico e direcionamento do Espírito Santo de Deus (se necessário for várias vezes), pois, a BÍBLIA (PALAVRA VIVA DE DEUS) é clara quando proíbe totalmente a fabricação, uso e culto de imagens para adoração. Isso segundo a Bíblia é idolatria e não é agradável diante de Deus!

Agora que você tem um pouco mais de conhecimento Bíblico acerca desse assunto tão delicado ao mesmo tempo que perigoso para nossa salvação eterna, cabe a você se aprofundar um pouco mais na Palavra de Deus, seguindo ou não as orientações do Espírito Santo, de acordo com o seu livre-arbítrio, mas, esteja consciente das implicações ou das consequências que sobrevirão à você caso não dê ouvidos à Palavra de Deus,  o Verbo Vivo, o Alfa e o Ômega, o ar que tu respiras, o sopro da vida. REFLITA!

E para, finalizar, a PALAVRA VIVA nos ensina: JEREMIAS 33: 3 – Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

Gratidão Deus!

Oremos!

Senhor, agradecemos-lhe por mais um dia de vida, por esta reflexão, orientação e entendimento da Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável aos nossos corações. Clamamos a Ti, oh Pai Glorioso, abençoa-nos dando-nos discernimento sobre todas as coisas, capacitando-nos, cada dia mais, a proclamarmos os Teus ensinamentos para toda criatura:

Marcos 16:15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura

Enche-nos da Tua Presença, Espírito Santo obrigado por habitar em nossos corações. Que o nome Santo e Poderoso de JESUS CRISTO seja glorificado através da nossa vida e não do nosso nome, nossa fama, nosso ministério, reconhecendo que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dada.

Toda honra, glória, poder, domínio e majestade pertencem a Ti, SENHOR. Somos apenas instrumentos nas Tuas mãos. Por isso, oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Louvado e engrandecido seja o nome Santo e Poderoso do nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador!

Aleluia e Amém!

[ Compartilhe ] [ Pedidos de Oração ] [ Doações ]

Graça e Paz de Jesus Cristo!

Deus te Abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!