A SABEDORIA DE DEUS PARA SUA VIDA

Salomão, quando se tornou rei, era jovem e sem experiência. 1 Reis 3:6-12 :+: (6) E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia. (7) Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai. E sou ainda menino pequeno nem sei como sair, nem como entrar. (8) E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. (9) A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo? (10) E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, que Salomão pedisse esta coisa. (11) E disse-lhe Deus: Porquanto pediste esta coisa, e não pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos, mas pediste para ti entendimento, para ouvir causas de juízo, (12) Eis que fiz segundo as tuas palavras. Eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará.

Quantas e quantas vezes, no nosso dia a dia, precisamos ter sabedoria para tomarmos decisões, para decidirmos problemas, para darmos uma palavra de conforto, para darmos uma resposta sábia. Parece que a cada minuto de nossa vida temos que tomar decisões e, muitas vezes, elas são realmente muito difíceis. Então como eu e você devemos fazer para adquirir sabedoria? Vejamos como um personagem do Velho Testamento adquiriu sabedoria e sigamos também os seus passos para poder adquiri-la.

Salomão, um homem sábio!

Há mais ou menos uns três mil anos atrás, era rei de Israel Salomão, o filho de Davi. Quando ele se tornou rei, era jovem e sem nenhuma experiência. Mas ele teve sabedoria ao dar o primeiro passo em direção à sabedoria – ele recorreu ao Senhor – e isto é o que eu e você devemos fazer. Deus atendeu ao pedido de Salomão e deu a ele não apenas sabedoria, mas também riqueza. Salomão foi o homem mais sábio que já viveu aqui na terra (com exceção de Jesus). Ele é conhecido como o homem que escreveu 3 mil provérbios e 1005 cânticos.

O caminho da sabedoria!

Para viver bem precisamos de sabedoria. Meu irmão, minha irmã, lendo o livro do sábio Salomão, Provérbios, devemos descobrir alguns passos que nos levarão até à sabedoria.

Primeiro passo: Precisamos DESEJAR a sabedoria acima de todas as coisas, pois sendo uma pessoa sábia podemos ter a solução para tudo que aparecer diante de nós. a) Sendo sábios, colocamos todos os nossos problemas, decisões, amarguras, aos pés do Senhor e, assim, ela irá solucionar, no nosso lugar, todas as coisas. Agindo assim, nós não procuraremos resolver as coisas por nós mesmos, mas deixaremos a solução dos problemas com Jesus. b) Sendo sábios, leremos diariamente a Palavra de Deus para conhecer a Sua vontade em nossas vidas. E, sendo sábios, nós obedeceremos. c) Sendo sábios teremos nossos momentos de oração com o Senhor que nos criou e nos amou antes mesmo que nós O amássemos. Irmão(a), os nossos corações devem DESEJAR ardentemente a sabedoria, a fim de que andemos segundo o coração de Deus.

Segundo passo: Precisamos ORAR pedindo sabedoria. Vejamos o exemplo do próprio Salomão que orou ao Senhor pedindo sabedoria: 2 Crônicas 1:10 – “Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo, pois quem poderia julgar a este tão grande povo?” Salomão não pediu para ter um bom casamento, nem riqueza, nem filhos bons, pois, tudo isto vem como consequência da sabedoria. Tudo isto está ligado à sabedoria. O que nós temos pedido em nossas orações? Não é errado orar por todas estas coisas, mas, certifiquemo-nos de que estamos orando pela única coisa que ajudará todas as outras. Provérbios 2:1-7 :+: (1) “Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, (2) Para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, (3) E se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, (4) Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, (5) Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. (6) Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. (7) Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo pé para os que caminham na sinceridade.”

Peçamos sabedoria ao Senhor, humildemente como fez Salomão (1 Reis 3:8 – E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão) e não impondo e achando que Deus tem obrigação de nos dar – esta é a atitude de alguns religiosos de determinadas seitas. Tiago 1:5 – “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.

Terceiro passo: Devemos PROCURAR a sabedoria. Provérbios 2:4-5 :+: (4) “Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, (5) Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.” Ao observarmos um mineiro, vemos que para ele conseguir pedras preciosas, ouro e prata, é preciso muito suor, lágrimas e até mesmo sangue. O verdadeiro tesouro não está exposto e não é tão fácil de conseguir. Ele está escondido, esperando para ser descoberto. Mas o nosso Deus dá a Salomão sabedoria para colocar no livro de Provérbios 2:6 como eu e você devemos procurar a sabedoria: “Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento”. Aqui está a maior pista para que encontremos a sabedoria tão difícil de conseguir – ela está na Bíblia!

Meu Irmão, minha Irmã, como está a NOSSA busca pela sabedoria? Temos lido a Bíblia e orado diariamente? Temos buscado intimidade com Deus diariamente? Temos – assim como faz o boi quando se alimenta – ruminado a Palavra de Deus? Ou, apenas, estamos fazendo nossa obrigação diária, lendo rapidamente e superficialmente os tesouros que estão escondidos nas Sagradas Escrituras? Atos 17:11 diz: “Ora estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim“.

Quarto passo: Devemos CRESCER na sabedoria. Para crescermos na sabedoria devemos desejá-la ardentemente, orar para adquiri-la e procurá-la de todo o coração. Salomão serviu-nos de exemplo nestes 03 (três) primeiros passos para adquirir a sabedoria, no entanto, ele fracassou terrivelmente neste quarto passo. Por ter se casado com mulheres ímpias, estrangeiras, ele cometeu o pecado da idolatria e isto não foi um passo digno de um homem sábio. No final, Salomão deixou de obedecer a Deus, negligenciou o seu crescimento na sabedoria e silenciosamente desapareceu das páginas das Escrituras. Infelizmente, até hoje, ele é conhecido não apenas pela sabedoria que Deus lhe deu, mas também como o homem que teve ‘setecentas esposas e trezentas concubinas (1 Reis 11:3 – E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração).

ABIGAIL – MULHER SÁBIA

Vamos conhecer agora, uma mulher sábia, casada com um alcoólatra cujo nome Nabal significava “tolo”. Ela, assim como você e eu, também tinha que tomar decisões a cada segundo. Mas, diferentemente de Salomão, ela não estava numa posição de liderança e sim de submissão e principalmente de submissão a Deus. A vida de Abigail foi caracterizada por ações de sabedoria e palavras idôneas. Ela evitou um grande derramamento de sangue entre seu “tolo” marido Nabal e o guerreiro Davi e os seus quatrocentos homens (1 Samuel 25Clique aqui e leia na íntegra essa maravilhosa história de Sabedoria). Graças à sabedoria divina usada por Abigail, aprendemos que podemos lidar com qualquer desafio ou responsabilidade que se apresente diante de nós.

Então, meu amado irmão e minha amada irmã: Queremos ter uma vida caracterizada pela sabedoria ou uma vida marcada pela tolice? Comecemos nossa caminhada para adquirir sabedoria lendo, diariamente, o livro de Provérbios. De cada capítulo que nós lermos, separemos o versículo que acharmos mais importante e copiemos para levá-lo conosco aonde quer que caminhemos. Reflitamos amados: O homem que é verdadeiramente sábio é aquele que descobre que, sem Cristo, é um tolo. Um homem que rejeita a Cristo é um tolo. O homem mais sábio é aquele que, abandonando-se a si mesmo, completamente, curva-se perante o Senhor. E hoje, quem de nós já se curvou perante o nosso Deus Todo Poderoso? Quem de nós já pediu ao nosso Senhor Deus, humildemente, para que nos dê sabedoria? Senhor Deus Todo Poderoso, clamamos a Ti, PAI, nos abençoe e nos dê sabedoria!

Aleluia!

Gratidão e Oração!

Senhor, agradecemos-lhe por mais um dia de vida, por esta reflexão, orientação e entendimento da Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável aos nossos corações. Clamamos a Ti, oh Pai Glorioso, abençoa-nos dando-nos discernimento sobre todas as coisas, capacitando-nos, cada dia mais, a proclamarmos os Teus ensinamentos para toda criatura:

Marcos 16:15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura

Enche-nos da Tua Presença, Espírito Santo obrigado por habitar em nossos corações. Que o nome Santo e Poderoso de JESUS CRISTO seja glorificado através da nossa vida e não do nosso nome, nossa fama, nosso ministério, reconhecendo que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dada.

Toda honra, glória, poder, domínio e majestade pertencem a Ti, SENHOR. Somos apenas instrumentos nas Tuas mãos. Por isso, oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Louvado e engrandecido seja o nome Santo e Poderoso do nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador!

Aleluia e Amém!

[ Compartilhe ] [ Pedidos de Oração ] [ Doações ]

Graça e Paz de Jesus Cristo!

Deus te Abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!