BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR

O apelo para “buscar ao Senhor enquanto se pode achar” significa que nosso tempo é limitado. Chega uma hora em que todos nós temos de enfrentar a justiça de Deus. Por isso, devemos procurar o perdão e a graça de Deus enquanto ainda temos oportunidade. Vamos estudar a primeira parte deste mandamento de Jesus: “Buscai ao Senhor…” Em Isaías 55: 6 e 7 é explicado que devemos procurar nos aproximar de Deus enquanto ainda podemos. Deus gosta de perdoar e restaurar. Não é Seu prazer nos castigar. Ele quer nos abençoar, apagando nossos pecados mas Ele só faz isso quando nos arrependemos [Isaías 55: 6 e 7Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. Que o ímpio abandone o seu caminho; e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão].

Arrependimento é rejeitar e abandonar a vida de pecado, nos voltando para Deus. Quando fazemos isso, Deus nos perdoa e não nos condena mais por nossos pecados. Ele muda a situação, nos transformando [Tiago 4: 8 a 10Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará].

Jesus veio para morrer em nosso lugar. O castigo por nossos pecados já foi pago! Quem aceita esse sacrifício de Jesus pela fé não precisa mais pagar o preço. Jesus muda a vida, mesmo do pior pecador. Em Jesus, todos temos esperança [João 3: 16 a 18 – Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus].

PORTANTO, amados(as) irmãos(as), quando buscamos a Deus, encontramos salvação.

Estudemos, agora, a segunda parte do mandamento da salvação em Cristo Jesus: “… enquanto se pode achar“. Mas Deus também é justo. Ele não tolera nem se acomoda com o pecado. Aqueles que não reconhecem que são pecadores nem querem mudar de vida serão castigados. Deus quer perdoar mas Ele não vai perdoar quem não se arrepende [Lucas 13: 3 – Eu digo que não! Mas, se não searrependerem, todos vocês perecerão].

Há um tempo limitado para o arrependimento. Deus não vai esperar para sempre. Mais cedo ou mais tarde, vamos ter de prestar contas a Deus. Para os salvos, esse será um dia de grande alegria, porque ao invés de condenação, receberemos a vida eterna! Mas para quem não se arrependeu, será um dia de castigo [Hebreus 9: 27 e 28Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam].

Para cada um de nós, chegará um dia quando não teremos mais chance de buscar a Deus. O tempo terá esgotado. Deus fará justiça. Não sabemos quando esse dia chegará em nossas vidas, por isso, precisamos buscar a Deus agora, enquanto podemos. Deus oferece o perdão agora; devemos aproveitar.

ATENÇÃO: arrependimento não significa que nunca mais vamos pecar. Enquanto ainda estamos aqui na terra, somos falhos e tomamos decisões erradas. Mas a diferença é que agora lutamos contra o pecado, reconhecemos que é errado e procuramos fazer melhor, com a ajuda de Jesus.

Arrependimento é uma mudança de atitude. A pessoa que se arrepende muda de ideias e decide viver de forma diferente. A salvação acontece quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e se vira para Deus.

Arrependimento significa “mudar de direção” ou “mudar o pensamento”. Deus nos ajuda a chegar ao verdadeiro arrependimento [2 Timóteo 2: 25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade].

Na Bíblia, arrependimento é reconhecer o pecado. Para se arrepender, a pessoa precisa entender que pecou. Todos pecam. A pessoa que se arrepende fica triste porque entende que o pecado é errado [2 Coríntios 7: 9 e 10Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. (10) A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte].

Por isso, meu(inha) irmão(ã), arrependa-se verdadeiramente dos seus pecados e peça perdão a Deus. Arrependimento não é só ficar triste por causa do pecado. Arrependimento é também decidir mudar de vida. Quando alguém se arrepende, ele decide abandonar o pecado e viver para Deus. Não se contenta com o pecado; quer fazer o que é certo e agradar a Deus [Romanos 2: 6 a 8 – Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça].

A principal consequência do arrependimento é uma vida diferente. A atitude em relação ao pecado muda. Agora a pessoa não quer continuar pecando. Com a ajuda de Jesus, pode rejeitar o pecado e escolher fazer o que é certo [Tiago 4: 7 e 8 – Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração].

A pessoa arrependida está pronta aceitar a correção de Deus e aprender como viver de maneira certa. Isso não significa que nunca mais vai pecar. Mas significa que vai pedir perdão, se esforçar para fazer melhor e lutar contra o desejo de pecar [1 João 1: 8 e 9Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça].

Outra consequência do arrependimento é a libertação da culpa. Quando uma pessoa se arrepende, Deus perdoa seus pecados. Agora não precisa viver mais com o peso da culpa. A pessoa arrependida entende que não está mais debaixo de condenação [Romanos 8: 1 e 2Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, (2) porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte].

Com o tempo, o arrependimento traz muitas consequências exteriores. Deus liberta do pecado para poder praticar boas obras. Ele põe o desejo de fazer o bem no coração e ajuda a pôr em prática [Tito 2: 14Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras].

Gratidão Deus!

Oremos!

Senhor, agradecemos-lhe por mais um dia de vida, por esta reflexão, orientação e entendimento da Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável aos nossos corações. Clamamos a Ti, oh Pai Glorioso, abençoa-nos dando-nos discernimento sobre todas as coisas, capacitando-nos, cada dia mais, a proclamarmos os Teus ensinamentos para toda criatura:

Marcos 16: 15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura

Enche-nos da Tua Presença, Espírito Santo obrigado por habitar em nossos corações. Que o nome Santo e Poderoso de JESUS CRISTO seja glorificado através da nossa vida e não do nosso nome, nossa fama, nosso ministério, reconhecendo que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dada.

Toda honra, glória, poder, domínio e majestade pertencem a Ti, SENHOR. Somos apenas instrumentos nas Tuas mãos. Por isso, oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Louvado e engrandecido seja o nome Santo e Poderoso do nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador!

Aleluia e Amém!

[ Compartilhe ] [ Pedidos de Oração ] [ Doações ]

Graça e Paz de Jesus Cristo!

Deus te Abençoe!

2 respostas para “BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR”

  1. toda honra, gloria e Graça ao Senhor Jesus Cristo. Que o Senhor continue te usando para levar a palavra de Deus.

    1. Glórias à Deus minha querida irmã eamiga Marizete! Deus te abençoe e toda família! Louvado e engrandecido seja o Nome Santo e Poderoso do nosso Senhor e único Salvador Jesus Cristo. Aleluia e Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!