OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

São capacidades que o Espírito dá às pessoas para a edificação da igreja. Os dons são dados de acordo com a vontade de Deus. Quando buscamos o Espírito Santo e nos santificamos, desenvolvemos qualidades e dons que são dados pelo próprio Espírito Santo.

1 Coríntios 12:8-10 <> 8 Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; 9 a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; 10 a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas;

1 Coríntios 12:28-30 <> 28 Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. 29 São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres? 30 Têm todos os dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?;

Romanos 12:6-8 <> 6 Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. 7 Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; 8 se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria;

Efésios 4:11-13 <> 11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, 13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

Nos capítulos e respectivos versículos citados acima a Bíblia enumera vários dons do Espírito:

Palavra de sabedoria – A verdadeira sabedoria vem de Deus; o dom da sabedoria é uma sabedoria espiritual que vai além da experiência e do bom senso. Deus é a fonte de sabedoria e quem é humilde de coração recebe a direção e instrução do Todo-Poderoso (Provérbios 2:6 – Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento).

Palavra de conhecimento – O Espírito Santo ajuda a compreender e explicar assuntos espirituais. O conhecimento pode ser compreendido como ciência, a capacidade de acumular experiência através do Espirito Santo (Isaías 33:6 – Ele será o firme fundamento nos tempos a que você pertence, uma grande riqueza de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do Senhor é a chave desse tesouro).

– Todos que aceitaram Jesus como seu salvador têm esse dom, mas algumas pessoas têm uma fé especialmente forte. A fé é a base de todo Cristão, mas pode ser desenvolvida. Através do crescimento da nossa fé gerar grandes frutos (Lucas 17:6 – Ele respondeu: “Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderão dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se e plante-se no mar’, e ela obedecerá; Efésios 2:8-9 <> 8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não por obras, para que ninguém se glorie).

Cura – Deus dá o poder para curar doentes milagrosamente. O dom da cura não atua somente na parte física, mas também na área psicológica e espiritual como na libertação (Mateus 10:8 – Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça).

Milagres – O Espírito Santo capacita a fazer sinais e maravilhas. Vale lembrar que milagres acontecem para que o nome do Senhor seja engrandecido, um milagre não é apenas material (Salmos 77:14 – Tu és o Deus que realiza milagres; mostras o teu poder entre os povos).

Profecia – Profetizar é transmitir uma mensagem por inspiração de Deus. Profetizar não é adivinhar o futuro, a profecia surge da vontade de Deus em revelar algo a igreja ou a uma pessoa (1 Coríntios 14:3 – Mas quem profetiza o faz para edificação, encorajamento e consolação dos homens).

Discernimento de espíritos – Discernir espíritos é entender se uma mensagem vem de Deus ou não; o discernimento é muito importante para impedir a igreja de cair no engano. Todo cristão deve desenvolver o dom do discernimento, ele é essencial na caminhada da fé (1 Coríntios 2:14-16 <> 14 Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. 15 Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois 16 “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?“ Nós, porém, temos a mente de Cristo).

Variedade de línguas – Falar em línguas que você não conhece. O dom de línguas – ou línguas estranhas – está diretamente ligado ao dom de interpretação de línguas, pois o objetivo principal do dom é edificar a igreja e não edificar a si mesmo (1 Coríntios 14:4 – Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja; 1 Coríntios 14:18-19 <> 18 Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês. 19 Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em uma língua).

Interpretação de línguas – Entender e transmitir a mensagem de alguém que está falando em línguas, pela revelação do Espírito Santo (1 Coríntios 12:10 – a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas).

Servir, ou prestar ajuda – Ajudar a igreja e outras pessoas quando precisam; quem tem o dom de servir é sensível para as necessidades dos outros e sabe quando ajudar.

Ensinar – A capacidade para explicar bem a Palavra de Deus, ajudando as pessoas a crescer espiritualmente. Algumas pessoas são usadas para instruir e equipar pessoas de acordo com a Bíblia.

Dar ânimo – Encorajar outras pessoas na hora certa com as palavras certas, pela inspiração do Espírito Santo (2 Timóteo 1:7 – Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio).

Contribuir – Deus dá a algumas pessoas, muitos recursos e generosidade para poderem contribuir para a comunidade e a igreja. A generosidade é um dom que combate a avareza e a ganância (Atos dos Apóstolos 20:35 – Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’).

Liderança – Pela graça do Espírito Santo, os pastores, mestres e outros líderes têm a sabedoria e autoridade para guiar outros crentes e ajudá-los a crescer sendo o primeiro a servir (Mateus 23:10-11 <> 10 Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo. 11 O maior entre vocês deverá ser servo).

Misericórdia – Ter compaixão de outras pessoas, compreendendo sua dor. Todo cristão deve ter empatia e se colocar no lugar dos que sofrem.

Administração – O poder para organizar diversos grupos e atividades da igreja de forma eficiente, mantendo a ordem, a disciplina e o bom testemunho.

Evangelizar – A capacidade para transmitir a mensagem da salvação e trazer pessoas para Deus. Compete a todo cristão anunciar as boas novas Senhor (Mateus 28:19-20 <> 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos).

Os 7 dons do Espírito Santo

São uma lista de qualidades espirituais difundidas na tradição católica. A referência aos sete dons vem do trecho do Antigo Testamento (Isaías 11:2-3 <> 2 O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor. 3 E ele se inspirará no temor do Senhor. Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu), são eles: Sabedoria, Entendimento, Concelho, Poder, Conhecimento, Piedade, Temor ao Senhor.

Da mesma forma que há essa enumeração de dons no Antigo Testamento, temos no Novo Testamento os 9 dons do Espirito Santo ou 9 Frutos do Espírito listado por Apóstolo Paulo (Gálatas 5:22-23 <> 22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei), são eles: Amor, Alegria, Paz, Paciência, Amabilidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio Próprio.

No entendimento protestante, os dons citados na Bíblia exemplificam algumas das infinitas qualidades que o Espírito Santo pode desenvolver no Cristão. A enumeração dos dons na Bíblia é uma forma de exemplificar as várias qualidades que o Cristão pode desenvolver buscando a Deus (Lucas 12:31 – Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas serão acrescentadas a vocês; Jeremias 29:13 – Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração).

Temos que ter claro em nossa mente que há diferentes dons e ministérios, mas é o mesmo Deus que atua em todos os dons, sempre com a finalidade de edificar a igreja (1 Coríntios 12:4-7 <> 4 Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum).

Todos esses dons são importantes para edificar a igreja. Os dons mais “sobrenaturais” ainda são válidos hoje; não deixaram de existir.

1 Coríntios 13:8-10 <> 8 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. 9 Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; 10 quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

Algumas pessoas interpretam essa passagem como um sinal que dons como profecia e falar em línguas não acontecem mais. Mas a passagem também diz que o conhecimento passará (o que ainda não aconteceu). Na verdade, está falando sobre o fim dos tempos, quando tudo que é imperfeito vai desaparecer. A Bíblia diz que não devemos proibir esses dons, mas analisá-los com cuidado (1 Tessalonicenses 5:19-21 <> 19 Não apaguem o Espírito. 20 Não tratem com desprezo as profecias, 21 mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom).

Atenção! Os dons do Espírito Santo devem ser usados de forma respeitosa e ordenada, dando bom testemunho. Quem tem um dom não faz parte de uma “elite” religiosa, mas tem o dever de usar esse dom para ajudar outras pessoas (1 Coríntios 14:39-40 <> 39 Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar e não proíbam o falar em línguas. 40 Mas tudo deve ser feito com decência e ordem; 1 Coríntios 14:12 – Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja).

Gratidão e Oração!

Senhor, agradecemos-lhe por mais um dia de vida, por esta reflexão, orientação e entendimento da Tua Palavra Viva, Perfeita e Agradável aos nossos corações. Clamamos a Ti, oh Pai Glorioso, abençoa-nos dando-nos discernimento sobre todas as coisas, capacitando-nos, cada dia mais, a proclamarmos os Teus ensinamentos para toda criatura:

Marcos 16:15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura

Enche-nos da Tua Presença, Espírito Santo obrigado por habitar em nossos corações. Que o nome Santo e Poderoso de JESUS CRISTO seja glorificado através da nossa vida e não do nosso nome, nossa fama, nosso ministério, reconhecendo que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dada.

Toda honra, glória, poder, domínio e majestade pertencem a Ti, SENHOR. Somos apenas instrumentos nas Tuas mãos. Por isso, oramos e te agradecemos em nome de Jesus. Louvado e engrandecido seja o nome Santo e Poderoso do nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador!

Aleluia e Amém!

[ Compartilhe ] [ Pedidos de Oração ] [ Doações ]

Graça e Paz de Jesus Cristo!

Deus te Abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!